Monday, October 11, 2010

O destino da Universidade…

O Expresso de 09/08/2010 contém uma entrevista a António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa. Motivada pela comemoração do centenário daquela Universidade, a entrevista acaba por revelar uma visão do futuro da Universidade.

Um trecho da entrevista, acerca da possibilidade de «democratizar e formar elites ao mesmo tempo», revela o apocalipse. . De acordo com António Nóvoa, todos compreendemos essa possibilidade «se pensarmos que não é possível ter elites no desporto se não houver desporto de massas.»

Recuso acreditar que o Reitor da Universidade de Lisboa não consiga distinguir um argumento válido de uma falácia: é que, como todos facilmente compreendemos não vemos os centros de alto rendimento desportivo populados de atletas de fim-de-semana.

Por outro lado, já vai sendo o tempo de discutir assuntos sérios com uma certa higiene. Essa mesma higiene exige uma purga de argumentos do tipo «no estrangeiro já se faz assim ou assado …». A experiência universal não tem preço, mas teremos que a enquadrar na procura das nossas próprias soluções para os nossos próprios problemas. Sem isso estamos condenados a cair sistematicamente nas armadilhas que a falta de originalidade nos tem reservado…

No comments: